Andreia Brízido

Almoço Shinnenkai CCILJ 2024

No passado dia 19 de Janeiro realizou-se o tradicional almoço de Shinnenkai da CCILJ, organizado para os Órgãos Sociais da Câmara e Associados Apoiantes. Tivemos ainda o prazer de receber dois representantes da Embaixada do Japão em Portugal e vários representantes de empresas japonesas, vindos diretamente de Madrid.

Agradecemos ao KOPPU RAMEN + Izakaya que gentilmente nos recebeu no seu novo espaço no Chiado, numa antestreia especialíssima, onde os convidados tiveram oportunidade de desfrutar de um serviço excelente e de um menu especial de 9 iguarias japonesas.

Participaram neste evento: Barrocas Advocacia EmpresarialPRA – Raposo, Sá Miranda & Associados – Sociedade de Advogados, SP, RLMazda Motor de Portugal, Lda.Mitsubishi Motors PortugalGrupo SushiCafé Lisbon, PortugalHitachi VantaraNippon Express Portugal SANTT DATAKonica Minolta Business Solutions PortugalTakeda Farmacêuticos PortugalFujitsu PortugalFILSTONE NATURAL SLMarubeni EuropeMiki Travel EuropeTOKYO – YAMitsui & Co., Ltd.

Fotografias: Nicole Sánchez

Fórum Internacional – Exportação e Internacionalização – SAVE THE DATE

#CCILJ associa-se novamente ao Fórum Internacional – Exportação e Internacionalização, a realizar nos dias 19 e 20 de Fevereiro, no Hotel Sana Malhoa, em Lisboa.

Trata-te de uma iniciativa da Chambre de Commerce et d’Industrie Luso-Française que conta com a presença de cerca de 18 Câmaras de Comércio e Indústria (CCI).

No primeiro dia (19), será realizado o jantar das CCI com a presença de convidados de honra, bem como Embaixadores(as), representantes institucionais e centenas de empresas.

Os associados que pretenderem assegurar o seu lugar, podem contactar comunicacao@ccilj.pt para obter as condições especiais de participação.

No segundo dia (20), o Fórum Internacional conta com sessões de apresentação dos respetivos mercados, stands das CCI para reunir com participantes e Bolsa de Compradores (presença de empresas que pretendem identificar fornecedores): https://lnkd.in/dNBKdh5H

Em perspetiva um networking empresarial e institucional de grande potencial, um local de excelência para comunicar marcas, convidar clientes e parceiros, bem como para conhecer novos mercados e identificar oportunidades de negócio.

A não perder, participe nesta grande iniciativa!

Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã / AHK PortugalCâmara de Comércio Americana – AmCham PortugalCLACI Câmara Luso Argentina Com e Ind; @Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa; @Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana; Câmara de Comércio e Indústria Luso EspanholaBPCC – British Portuguese Chamber of CommerceCCPH – Dutch Portuguese Chamber of Commerce#PHKCCI ; CCIIP Chamber of Commerce and Industry Indonesia PortugalCamera di Commercio Italiana per il PortogalloCâmara de Comércio e Indústria Luso-JaponesaCâmara De Comércio E Industria Luso-MarroquinaCâmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana- CCILMSwiss-Portuguese Chamber of Commerce and Industry (CCISP)CCIPT Câmara Comércio e Indústria Portugal Turquia.

#forum
#exportacao#internacionalização#CCILF#CCI#cooperacao#networking#oportunidades#negocios

Conselho da Diáspora Português anuncia a formação de um Núcleo Regional para a Ásia e Oceânia

O Conselho da Diáspora Portuguesa criou recentemente um grupo regional, de forma a fortalecer a presença e influência da comunidade nacional, na Ásia e Oceânia. A criação deste grupo tem como objetivo fortalecer as conexões entre os atores económicos da região, estabelecer uma extensa rede de parceiros dentro da comunidade portuguesa em toda a Ásia e Oceânia, além de estimular uma compreensão mais profunda da região para promover os interesses de Portugal de modo eficaz.

O Dr. Paulo Ramos, fundador da 1756 – The Portuguese Wine Company e Presidente da Direção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa será um dos membros deste novo grupo de trabalho, juntamente com outras figuras como Rahool Pai Panandiker, Sócio Sénior e Diretor Geral na Boston Consulting Group, Luís Gandara da Silva, Managing Director da Sogrape Ásia Pacífico, Ricardo Cupido , Vice Presidente e Managing Director da Brown Forman Asia, Pedro Rodeia, Senior Partner e Chairman da McKinsey & Company Japan, Jorge Dias, Professor Catedrático na Khalifa University, Gonçalo Vilarinho, APAC Managing Director e Global Chief Growth Officer da Healthybaby, João Graça Gomes , coordenador do núcleo regional, engenheiro sénior de I&D no Shanghai Investigation, Design & Research Institute Co., Ltd. Nepal e no @Sino Portuguese Centre for New Energy Technologies (SCNET).

A CCILJ gostaria de desejar ao Dr. Paulo Ramos e restantes membros deste Núcleo Regional os maiores sucessos nesta iniciativa que agora iniciam.

A adesão ao grupo regional está aberta a indivíduos interessadas em promover a cultura portuguesa, fomentar laços económicos e contribuir para o amplo diálogo entre a Ásia, Oceânia e Portugal.

Para saber mais sobre o Conselho da Diáspora Portuguesa consulte: https://www.diasporaportuguesa.org/

Notícias do bem-sucedido Acordo Comercial UE-Japão!

Agora poderá desfrutar de uma maravilhosa taça de vinho de Osaka com um pedaço de Raclette de Savoie, sabendo que sua origem e qualidade estão protegidas tanto no Japão quanto na UE.

O Acordo de Parceria Económica entre a UE e o Japão é um dos acordos mais importantes até agora no que diz respeito ao negócio agroalimentar. O Japão é o quinto maior mercado das exportações agroalimentares da UE. A decisão de hoje elevará a quantidade total de bens protegidos para mais de 400.

A UE e o Japão concordaram em proteger 42 novas indicações geográficas, desde vinhos a pasta de miso e queijos. Os principais produtos exportados pela UE para o Japão incluem carne de porco, vinhos e bebidas espirituosas, charutos e cigarros, queijo, chocolate e confeitaria e outros produtos agrícolas processados. A UE importa principalmente sopas e molhos, produtos vegetais, bem como alimentos e preparações à base de cereais.

CCILJ marca presença na feira internacional fabex em osaka

A equipa da CCILJ marcou presença na Feira Internacional FABEX em Osaka para a promoção do Projeto “The Cozy Couple: Natural Cheese and Olive Oil from Europe”, cofinanciado pela UE.

Ao longo do dia, os visitantes tiveram a oportunidade de provar uma seleção de queijos e azeites nacionais e ficaram a conhecer os seus méritos e qualidade.

Para mais informações sobre o Projeto The Cozy Couple: https://www.thecozycouple.eu/

CCILJ recebe comitiva da federação portuguesa de shorinji-kempo – fpsk em tóquio

A CCILJ teve o prazer de receber em Tóquio parte da Comitiva da Federação Portuguesa de Shorinji-Kempo – FPSK que participou na final do Estágio Mundial em Tadotsu.

A participação da FPSK neste evento mundial contou com a presença de 41 atletas nacionais, demonstrando assim o intenso dinamismo e trabalho desempenhado na promoção e divulgação desta arte marcial em Portugal.

Ao longo deste jantar, foi discutida a relação de amizade Portugal-Japão e de que forma é que ambas as instituições poderão continuar a trabalhar na sua promoção, lado a lado.

O nosso agradecimento ao Mestre Nuno Albuquerque, Presidente da Federação Portuguesa de Shorinji-Kempo – FPSK e Juiz no Estágio Mundial, Mestre Carlos Ramires, Juiz no Estágio Mundial, António Raminhos, Embaixador do Shorinji-Kempo e atleta no Estágio Mundial, e ao David Ruah e Francisco Melo, atletas no Estágio Mundial e Diretores da FPSK por partilharem as suas experiências e ideias e por continuarem a promover as boas relações entre Portugal e Japão.

Visita de Importadores japoneses à Maporal

No âmbito da Missão Empresarial Inversa, que decorre durante a primeira semana de Setembro, visitámos as instalações do Associado da CCILJ Maporal em Reguengos de Monsaraz.

Durante esta visita, os importadores tiveram a oportunidade de conhecer a unidade industrial de transformação de porco da Maporal e provar alguns dos seus melhores produtos.

A Maporal possui uma das mais modernas unidades agroalimentares produtoras de carne de suínos, a nível europeu, estando a preparar-se para uma nova fase de expansão das suas exportações, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da economia nacional e para a internacionalização das empresas.

Visita de Importadores Japoneses a Portugal

Entre o dia 31 de Agosto e 9 de Setembro receberemos e acompanharemos uma comitiva de importadores japoneses do setor agroalimentar numa visita a Portugal e ao melhor que temos a oferecer.

Ao longo de mais de uma semana, iremos visitar empresas associadas de interesse e participar em provas de produtos alvo naquela que é mais uma iniciativa da CCILJ que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas e o reconhecimento dos produtos nacionais no mercado nipónico.

Almoço-Networking com o Governador Oishi Kengo – 23 de Junho Porto

No passado dia 23 de Junho, tivemos a honra de receber o Sr. Governador da Prefeitura de Nagasak, Oishi Kengo e respetiva Comitiva no Hotel Hilton Porto Gaia para um almoço de networking com vários Associados e parceiros da CCILJ. Contámos ainda com a presença de S.E o Embaixador do Japão em Portugal, Ota Makoto.

Esta ação inseriu-se na agenda daquela que foi a primeira visita oficial de uma Comitiva da Prefeitura de Nagasaki ao nosso país.

Além do reforço dos laços históricos e culturais, esta iniciativa serviu ainda para promover a região de Nagasaki como um importante parceiro na internacionalização das empresas portuguesas.

Almoço-Networking com Embaixador Vítor Sereno – 27 de Junho Lisboa

No passado dia 27 de Junho, tivemos a honra de receber S.E. o Embaixador de Portugal no Japão, Dr. Vítor Sereno, num almoço de networking dirigido aos Associados e amigos da CCILJ.

Esta ação decorreu no Altis Hotels em Lisboa e contou com mais de 45 participantes interessados em conhecer e trocar experiencias sobre o mercado nipónico.

Juntos, continuaremos a promover um #portugalmodernoecompetitivo.

Scroll to Top