Andreia Brízido

Visita do Sr. Embaixador do Japão aos escritórios da CCILJ

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa teve o prazer de ontem receber S. Exa. o Embaixador do Japão em Portugal, o Sr. OTA Makoto, e o Primeiro-Secretário da Embaixada, Sr. TAKAHIRO Iwato, nas suas instalações em Lisboa.

O Sr. Embaixador e o Primeiro-Secretário foram recebidos pelo Presidente da CCILJ, Dr. Paulo Ramos, e pelo Presidente-Honorário, Dr. Fernando Bessa, que fizeram uma breve apresentação sobre a Câmara e sobre o trabalho que temos desenvolvido e esperamos desenvolver no futuro.

Esta visita permitiu dar a conhecer ao Sr. Embaixador o trabalho da CCILJ e permitiu aprofundar relações institucionais com a Embaixada do Japão em Portugal.

A Direção da CCILJ agradece ao Sr. Embaixador a sua visita e deseja os maiores sucessos na sua missão.

Festa do Japão em Lisboa – 2023

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa tem o enorme prazer de informar que a Festa do Japão em Lisboa será reintegrada, em 2023, na programação das Festas da Cidade de Lisboa a realizar-se durante o mês de Junho.

A X edição da Festa do Japão será organizada pela CCILJ mantendo o apoio da Embaixada do Japão em Portugal e a coorganização da Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa acompanha a organização da Festa do Japão em Lisboa desde o seu início, em 2011 e, sentindo a necessidade de dar continuidade a este grande evento, tem trabalhado no sentido de reativar esta iniciativa, sendo que estamos certos que com a participação e colaboração dos associados da CCILJ, dos membros da JapanNET e outros, este evento reunirá todas as condições para voltar a ser um grande êxito visitado por milhares de pessoas. Aproveitamos para vos comunicar que, em 2023, se celebram os 480 Anos das Relações de Amizade entre o Japão e Portugal e a  realização da X Edição da Festa do Japão em Lisboa, contando com o vosso apoio será, certamente, um marco diferenciador em toda a programação, fortalecendo os laços de amizade que nos unem desde então

CCILJ apresenta o Projeto “The Cozy Couple: Natural Cheese and Olive Oil from Europe”

Promovido pela CCILJ e cofinanciando pela União Europeia, The cozy couple: natural cheese and olive oil from Europe procura dar a conhecer a qualidade dos produtos agrícolas europeus e aumentar a sua exportação através da divulgação do queijo natural e azeite portugueses no Japão.

Este projeto desenvolve-se principalmente em Kansai como área estratégica de referência e foca-se primeiramente na divulgação e criação de procura, através da participação em feiras de comércio, seminários e degustações guiadas

Siga-nos no nosso website e redes sociais e desfrute da qualidade dos produtos europeus!

Partilhamos a notícia da Embaixada de Portugal no Japão sobre a visita de S. Ex.ª o futuro Embaixador do Japão em Portugal, Makoto Ota

A CCILJ congratula S. Ex.ª o futuro Embaixador do Japão em Portugal, Makoto Ota, pela sua designação e deseja-lhe um mandato próspero e produtivo para que as excelentes relações Portugal-Japão possam progredir cada vez mais.

A S. Ex.ª o Sr. Ushio Shigeru agradecemos o seu trabalho enquanto Embaixador nos últimos anos e desejamos-lhe as maiores felicidades no exercício das suas novas funções.

CCILJ marca presença no Portugal Exportador 2022

No passado dia 23 de Novembro realizou-se, no Centro de Congressos de Lisboa, uma nova edição da feira Portugal Exportador, tendo contado com a adesão de mais de 2 mil empreendedores.

Ao contrário do que se verificou nas edições anteriores, a CCILJ foi a única Câmara de Comércio a marcar presença neste evento, juntando-se assim a um extenso grupo de empresas, associações e embaixadas que se deslocaram ao Centro de Congressos para um dia de workshops e contactos com vista à internacionalização das empresas nacionais.

Ao todo, o evento contou com mais de 1200 empresas participantes, 2232 pessoas registadas para eventos paralelos, 407 ações de consultoria e mais de 50 reuniões presenciais e on-line no âmbito do programa Meet The Leaders.”

A CCILJ gostaria, assim, de agradecer a todos os que fizeram questão de nos visitar em mais uma edição do Portugal Exportador.

Novo Grupo de Trabalho da CCILJ | Grupo de Trabalho para Assuntos Culturais

No âmbito da estratégia que a Direção da CCILJ tem vindo a implementar, este ano foi criado mais um grupo de trabalho cuja a designação será a de Grupo de Trabalho para Assuntos Culturais.

Este grupo de trabalho explora as várias vertentes da cultura japonesa, promove a criatividade e a dinamização de ações e eventos culturais junto do setor empresarial, centrados nas relações entre Portugal e Japão. Propõe-se aproximar a Cultura e o Setor Empresarial com um leque de opções culturais desenhadas para as empresas da CCILJ e apoia as Associações e Instituições que necessitam de ajuda no ramo cultural.

A constituição deste grupo de trabalho é feita por convite e é renovada de 3 em 3 anos. Este grupo tem como membros a Dra. Ana Fernandes Pinto (Culture in Translation) e a Dra. Susana Domingues (Hands on heArts).

A Câmara agradece, desde já, a todos os envolvidos terem aceite o convite e o empenho e energia mostrados.

Novo Grupo de Trabalho da CCILJ | Comissão de Honra

No âmbito da estratégia que a Direção da CCILJ tem vindo a implementar, este ano foi criado um grupo de trabalho cuja a designação será a de Comissão de Honra.

Este grupo de trabalho é um think tank que tem como objetivo procurar dinâmicas e projetos inovadores que possam ser desenvolvidas ao longo do ano e que tem como objetivo maior aproximar e promover a Câmara dos empresários e empreendedores, assim como outros stakeholders do panorama nacional, empresarial e político.

A constituição deste grupo trabalho é feita por convite e é renovada de 3 em 3 anos. Esta primeira Comissão tem como membros o Dr. Fernando Bessa (Presidente Honorário da CCILJ), o Dr. Vítor Godinho (GOD Integrated Brand Agency), o Dr. José Moura (Portir Transitários, Lda.), o Dr. Miguel Marcão (EISAI) e o Dr. Pedroso Leal (PL Solicitors).

A Câmara agradece, desde já, a todos os envolvidos terem aceite o convite e o empenho e energia mostrados.

Aproveite a oportunidade de fazer negócios na 3º maior economia do mundo

A CCILJ e a CCIP uniram-se nesta missão empresarial multissetorial que decorrerá de 16 a 20 de Outubro, e será destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado.  

O Japão tem a 3ª mais poderosa economia mundial, com consumidores sofisticados com grande apetência por produtos estrangeiros e dispõe de uma indústria que se encontra nos primeiros lugares em múltiplos setores. 

Trata-se de um mercado aberto às importações, e por consequência, fortemente concorrencial, sendo muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos. 

Apesar do impacto significativo da pandemia, a economia do Japão recuperou em 2021. A EIU perspetiva que o crescimento económico acelere ao longo deste ano, impulsionado pelo aumento da confiança dos consumidores e das empresas e, considerando, que a procura externa de máquinas e produtos eletrónicos permanece estável. 

Os cinco principais grupos de produtos importados pelo Japão, em 2021, foram as Máquinas e Aparelhos, os Combustíveis Minerais, os Produtos Químicos, os Produtos Agrícolas e os Minerais e Minérios. 

Em termos de oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, o Japão é um mercado muito interessante para os produtos têxteis, alimentares, cortiça, materiais de construção, indústria farmacêutica, vinhos, cosmética, metalomecânica, entre muitos outros. 

O programa completo da iniciativa já está disponível para consulta e as inscrições já se encontram abertas. 

Dia Cultural do Japão em Setúbal – 18 de Junho

Para celebrar um dia dedicado à Cultura japonesa, a ACNI Setúbal Academy organiza um evento que contará com gastronomia, música, palestras, trajes, arte, literatura, entre outros costumes alusivos às tradições do Japão.

A destacar a apresentação de Shamisen e Canto com Hibiki Ichikawa – único instrumentista profissional de Tsugaru Shamisen (instrumento de 3 cordas) – e Akari Mochizuki – única cantora de Enka (canção típica popular japonesa) no Reino Unido.

Apresentação: (72) Dia Cultural do Japão em Setúbal – YouTube

Para mais informações visitar https://www.facebook.com/acniassociacao/ 

Scroll to Top