O Associado Carob World inaugurou no passado dia 24 de junho a sua unidade fabril destinada à produção dos seus produtos à base de alfarroba de que são exemplo, tabletes, cremes de barrar e farinha. O seu principal objetivo é valorizar a autenticidade e a criação de valor dos produtos autóctones de Portugal e do Sul da Europa, tendo como missão levar ao mercado produtos de alta qualidade que representem o que a alimentação mediterrânica tem para oferecer.
No evento de inauguração, o CEO João Currito, deu a conhecer o produto e a missão da sua empresa, sediada em Faro. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Presidente da CCDR-Algarve, José Apolinário, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, o Diretor Regional de Agricultura e Pescas, Pedro Monteiro, entre outros convidados.
João Currito, explicou que o produto Carob World, não tem cacau, «desengane-se quem olha para as nossas tabletes e pensa que está lá cacau, não, só mesmo alfarroba». A aventura que começou em 2014, com uma startup, estudou o mercado e percebeu-se que havia caminho livre, já que a concorrência não existe. A partir daí, foi estabelecido um protocolo com a área da Engenharia Alimentar da Universidade do Algarve, para desenvolver os produtos. Entre 2015 e 2017, foi criado o conceito de pré-industrialização e depois através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Ualg, passou-se ao lançamento dos produtos. «Temos um produto fantástico, a sua aceitação foi muito boa, criámos uma nova categoria de produtos nos canais, e arranjámos clientes que sabem vender inovação na linha premium».
A unidade fabril que tem uma capacidade de produção de 3 toneladas por dia, tem a sua marca registada na União Europeia e nos Estados Unidos da América, «é um mercado chave, mas temos de continuar este processo por mais meia dúzia de mercados». João Currito, adiantou que os algarvios sabem bem o que é a alfarroba, «mas se passarmos o Tejo, haverá muita gente que se calhar não conhece, agora imaginem lá fora, o trabalho que temos de fazer para que se conheça o produto». Uma das estratégias foi associar a Carob World ao Algarve e ao Sul da Europa, «hoje somos nicho de mercado, mas não tenho dúvidas que dentro de 5 a 10 anos, seremos ‘mainstream’», observou. Para esse patamar, muito contribui o website da empresa, as redes sociais, mas também publicações relacionadas com viagens. Outro meio importante, tem sido a presença em feiras, que no último ano ficou comprometida devido às contingências da pandemia. «Apesar de tudo, conseguimos sobreviver, posso dizer que em 2019, só no Algarve, tínhamos 30 pontos de venda, atualmente temos 7 ou 8, o que revela bem como está este tipo de comércio e o rombo que levou com a Covid.19. Também nesta fase, o tempo é para trabalhar em novos mercados, com destaque para os mercados árabes e asiáticos, além de estarmos a desenvolver com o CRIA, uma nova gama de produtos, porque uma coisa é certa, ainda estamos sozinhos no mercado, mas esperamos ter concorrência a sério», antevê.
Saiba mais sobre a empresa no seu website