Cursos e Workshops 

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa organiza anualmente diversas actividades que procuram oferecer aos seus Associados e ao público em geral, um maior conhecimento do Japão, do seu mercado e protocolo negocial, assim como uma maior familiarização com a língua e cultura do país. 

Nesse sentido, a CCILJ organiza iniciativas como:

  • - Workshops sobre temas de relevo e de cultura japonesa;
  • - Cursos de Língua Japonesa.

Cursos de Língua e Cultura Japonesa

A Câmara do Comércio e Indústria Luso-Japonesa organiza duas vezes por ano um Curso de Iniciação à Língua e Cultura Japonesa em regime pós-laboral.

Este tipo de curso é destinado a um público com conhecimento zero da língua japonesa, tem como objectivos dar a conhecer a língua e a cultura japonesa.

Poderá aprender não só a língua como também participar em diversos workshops de cultura japonesa com alguns dos nossos maiores mestres em Portugal.

O nosso curso de iniciação a Língua Japonesa inclui:

- 20 horas de Língua Japonesa;

- 2 ou 4 Workshops de Língua Japonesa (Ikebana, Kenjutsu, Hana Kanzashi, Furoshiki, Caligrafia Japonesa entre outros);

- Material de apoio;

- Diploma de Presença. 

 

Sempre que possível a CCILJ organiza também Cursos de Língua Japonesa de níveis superiores, destinados a quem procura aprofundar os seus conhecimentos deste particular idioma.

Os níveis superiores dos Cursos de Língua Japonesa incluem:

- 20 horas de Língua Japonesa;

- Material de apoio;

- Diploma de Presença. 

 

Formadores:

Yuko Kase é docente de língua japonesa da CCILJ desde 2010. É também docente do IEO (integrado na FCH em 2011) da Universidade Católica Portuguesa do curso de LJ desde o ano lectivo 2007/2008. Formou-se em Estudos de países lusófonos e em Pedagogia cujo também disciplinas de relações internacionais e interculturais em Tokyo University of Foreign Studies, universidade estatal japonesa em Tóquio.

Susana Domingues, fundadora da Hands on Hearts, tem desenvolvido desde 2011, workshops temáticos sobre diferentes artes tradicionais Japonesas; entre elas furoshiki, orikata ou mizuhiki. É uma admiradora de toda a cultura nipónica.

Inácio Dias, professor especialista em artes marciais japonesas - Budô. Obteve em 2014 o 3º dan, Junshi, em Tóquio. É técnico de actividades físicas e desportivas, formador e terapeuta. A sua formação base é na área da engenharia multimédia. Fundador do Jisei Dojo de Lisboa. Pratica artes marciais japonesas há mais de 26 anos e é discípulo directo do Mestre japonês Kenji Tokitsu.

 

Esteja atento à nossa oferta formativa! Para mais informações, contacte-nos para comunicação@ccilj.pt

Workshops Cultura Japonesa 

A CCILJ promove a Cultura Japonesa em Portugal e por isso organizamos várias vezes por ano, Workshops de Cultura Japonesa em colaboração com os nossos parceiros! 

WORKSHOP ORIKATA 

A arte Orikata obedece a inúmeras regras que determinarão o tipo de embrulho que podem ser ensinadas. Aqui poderá aprender a usar diferentes materiais e a transformar simples lembranças em presentes personalizados.

WORKSHOP SASHIKO

Antigamente os tecelões Japoneses usavam a arte sashiko para tornar as roupas mais quentes ou mais duradouras. Aqui pode aprender a usar as linhas e os tecidos à boa maneira Japonesa.

WORKSHOP FUROSHIKI

Furoshiki é uma arte de embalagem em tecido. Um quadrado de tecido de algodão ou de seda é utilizado inúmeras vezes para embrulhar e/ou transportar roupas e presentes. Neste workshop poderá aprender a utilizar esta arte todos os dias.

WORKSHOP HANA KANZASHI

Em tempos as Hana Kanzashi foram produzidas para enfeitar os complexos penteados das Japonesas. Aqui poderá recriar um alfinete de peito, um anel ou uma árvore de Natal.

WORKSHOP DE IKEBANA

Arte japonesa de arranjos florais, o Ikebana é mais do que simplesmente colocar flores num recipiente. É uma arte disciplinada no qual natureza e humanidade se juntam.

WORKSHOP DE CALIGRAFIA JAPONESA (SHODO)

A arte da caligrafia é uma das artes mais tradicionais do Japão e também uma das mais antigas. Aqui poderá aprender esta escrita requintada como forma de arte. 

WORKSHOP DE ORIGAMI

Origâmi do japonês: 折り紙, de ori, "dobrar", e kami, "papel" - é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos sem cortá-lo ou colá-lo.

WORKSHOP DE POESIA JAPONESA (HAIKU)

Haiku (俳句?) é uma forma curta de poesia japonesa geralmente caracterizada por três aspectos: o "corte" (kiru), mora e kigo.

WORKSHOP DE JISEI BUDO

A sabedoria do Budô ensina que a agressividade e a violência devem evitar-se e que a única forma de ultrapassá-las é aprofundá-las. Para isso, há que assimilar os elementos opostos, ou seja, um equilíbrio dinâmico do positivo e do negativo.

Esteja atento à nossa oferta formativa! Para mais informações, contacte-nos para comunicação@ccilj.pt