Sobre o Japão

Fundada em 1971, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa conta actualmente com um total de cerca de 120 membros associados dos mais variados sectores e áreas de negócio das comunidades empresariais em Portugal , Japão e outros países.

Sobre o Japão

Japão : Dados Gerais 

O Japão tinha uma população de cerca de 127,2 milhões de habitantes, em 2018, sendo a terceira mais poderosa economia mundial, com consumidores sofisticados, que têm grande apetência por produtos estrangeiros. O poder de compra é elevado, situando-se o PIB per capita estimado em 39 081 USD, segundo dados do EIU - The Economist Intelligence Unit, e dispõe de uma indústria que se encontra nos primeiros lugares em múltiplos setores.

A estrutura económica japonesa é composta por um estrato de grandes e poderosas multinacionais, que se afirmaram mundialmente, e por uma enorme massa de pequenas empresas, que lhe conferem flexibilidade e inovação. A indústria transformadora, um dos principais suportes da economia, é bastante diversificada, com os setores da eletrónica e automóvel a possuírem um peso indiscutível na indústria japonesa, constituindo-se como motor das exportações.

O mercado japonês é um dos mais competitivos do mundo. Trata-se de um mercado francamente aberto às importações, e consequentemente, fortemente concorrencial, sendo este mercado muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos.

O país foi o 4º importador mundial de bens e o 8º de serviços em 2018. O Japão ocupou a 30ª posição como recetor mundial de investimento direto estrangeiro e a 6ª como emissor, em termos de stock total em 2017. Segundo as previsões do EIU, as importações de bens e serviços deverão crescer 2,4% em 2019 e 2,5% em 2020.

A taxa de crescimento do produto interno bruto situou-se em 0,8% em 2018, prevendo o EIU valores percentuais para 2019 e 2020, respetivamente, de 1,0% e 0,4%.

As exportações portuguesas de bens para o Japão e as importações provenientes desse país não são muito significativas. O Japão ocupou, em 2018, o 38º lugar no ranking global de mercados clientes de Portugal, situando-se na 27ª posição enquanto fornecedor.

Fonte "AICEP" 

Sites Selecionados 

Infos e Contactos úteis

Infos e Contactos úteis 

Mercado Japão 

   

Oportunidades e Dificuldades

 

• O Japão é a terceira mais poderosa economia mundial, com consumidores sofisticados, com grande apetência por produtos estrangeiros, e um poder de compra dos mais elevados do mundo e dispõe de uma indústria que se encontra nos primeiros lugares em múltiplos setores. 

• O mercado japonês é um dos mais competitivos do mundo. Trata-se de um mercado francamente aberto às importações, e consequentemente, fortemente concorrencial. Em 2017, o Japão foi o quarto maior importador a nível mundial, sendo este mercado muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos. 

• A procura japonesa coincide, em grande medida, com a oferta portuguesa, especialmente nos setores da moda (vestuário e calçado de couro), têxteis-lar, materiais de construção, cerâmicas utilitárias, produtos alimentares, vinhos, mobiliário, energias renováveis e eco negócio, entre outros. 

Guia Prático de Acesso ao Mercado / Oportunidades e Dificuldades