Herdade do Portocarro

Recentemente membro desta Câmara de Comércio, a Herdade do Portocarro faz parte integrante da região demarcada da Península de Setúbal, se bem que geograficamente se encontre no Alentejo litoral.

Esta propriedade é uma “Family Estate” e encontra-se localizada a Sul de Lisboa, no concelho de Alcácer do Sal, freguesia do Torrão, em frente à aldeia de São Romão e a cerca de 30 km do Oceano Atlântico. Atravessada pelo rio Sado, a propriedade caracteriza-se por Verões quentes e secos e Invernos amenos e chuvosos. O clima mediterrânico temperado reflecte também a proximidade do mar o que lhe confere características de frescura únicas.

É constituída por uma várzea, junto ao Sado, onde se produz arroz com marca própria - Loverice – e por uma zona de encostas viradas a Sul, onde se encontram os 18 hectares de vinha, que crescem e produzem vinhos segundo uma filosofia de respeito pela natureza e viticultura biodinâmica.

Na tradição portuguesa de produção de vinhos de blend as castas usadas são:

– Tintas – Touriga-Franca, Touriga-Nacional e Aragonez

– Brancas – Arinto, Sercial (Esgana-Cão) e Galego Dourado

 

Em vinhos de quantidades limitadas, também se plantaram as castas Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.

Desde o início que a Herdade do Portocarro (Family Estate), através do seu dono e produtor – José da Mota Capitão - produz vinhos profundamente originais. Os seus primeiros vinhos – Herdade do Portocarro, Anima e Cavalo Maluco – posicionaram-se, de imediato, no patamar mais elevado da produção nacional.

O projecto incide numa filosofia de produção de vinhos diferentes e originais de alta qualidade em quantidades limitadas e exclusivas. Vinhos que impressionam e encantam, proporcionando momentos únicos aos apreciadores mais exigentes.

Os vinhos da Herdade do Portocarro possuem uma personalidade intensa e complexa, tensos e terrosos, associados a uma extraordinária elegância e frescura. São vinhos para um consumidor sofisticado, culto e sensível que procura e gosta de provar a diferença.

Nomeado para produtor do ano em 2015 e tendo conquistado o título de “Produtor do Ano em 2016” por uma das mais conceituadas revistas de vinhos portuguesas “Wine Essência do Vinho”, a Herdade do Portocarro - José da Mota Capitão - tem vindo a acumular prémios e a exportar para países como a Suécia, Suiça, Noruega, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, USA, Canadá , Brasil e México.                                                                       www.portocarro.com