APRESENTAÇÃO DO CENTRO CULTURAL KOBAYASHI

O Centro Cultural Kobayashi (CCK) é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em Maio de 2014 por um grupo de amigos do grande Sensei Kiyoshi Kobayashi, entre os quais o próprio filho de K. Kobayashi, Mestre Renato Santos Kobayashi que é o Presidente da Direção. O seu objeto é a prossecução de ações de caráter cultural, educativo, desportivo, artístico, recreativo, científico e social que visem a valorização do património cultural japonês em Portugal, a desenvolver em especial com entidades e empresas japonesas com interesses em Portugal e com entidades e empresas portuguesas com interesses no Japão.

E é também um forum de reflexão e debate para o desenvolvimento das relações culturais e das práticas desportivas japonesas, com outras entidades interessadas no património cultural e nas artes marciais nipónicas, visando homenagear a memória do grande Mestre de Judo K. Kobayashi, que viveu em Portugal durante mais de 50 anos difundindo o Judo, a arte, a medicina oriental e a cultura do Japão.

K. Kobayashi, nasceu em Guma em 1925 e faleceu em Setembro de 2013, com 88 anos. Professor e formador na área do Judo, marcou várias gerações de Mestres, campeões internacionais e alunos de Judo. Foi um dos maiores Mestre de Judo (9.º Dan) de todo o Mundo e um grande praticante de Medicina Oriental. Descendente de Samurais, foi herói na II Guerra Mundial e depois correu o Mundo (chegando a ser Professor de Judo do então Vice-Presidente Richard Nixon, na Casa Branca). Na área da Medicina Oriental, tratou com êxito graves lesões e outros problemas de saúde a muitas personalidades da sociedade portuguesa (Por exp.: o Dr. Mário Soares, o Sr. Gen. Ramalho Eanes, o Dr. Durão Barroso, o Dr. J. Germano de Sousa, etc.)  sendo a mais mediática a recuperação da complexa lesão de Carlos Lopes, sofrida poucos meses antes de conquistar a Maratona Olímpica de Los Angels. Foi igualmente médico (no conceito de medicina Oriental) do Rei Juan Carlos de Espanha de quem era amigo pessoal. Tem numerosas condecorações quer dos Governos do Japão e de Portugal, quer de muitas outras Instituições.

Nos últimos meses, o C.C. Kobayashi tem vindo a desenvolver, nomeadamente, as seguintes atividades:

- Projeto arquitetónico de remodelação/ampliação das suas instalações cedidas pela Câmara M. Sintra sitas no Parque da Liberdade, em pleno Centro Histórico da Vila de Sintra, com vista à criação do Museu K. Kobayashi, de um anfiteatro, de um restaurante de sushi e de um jardim Japonês;

- Organizou 2 Torneios Infantis de Judo, designados Memorial Infantil K. Kobayashi, que tiveram a presença de mais de 800 judokas até aos 12 anos e respetivas famílias;

- Recordou o aniversário de K. Kobayashi, no dia 9 de Abril, numa sessão solene com numerosos amigos em que foram divulgados os projetos do CCK;

- Colaborou na inauguração de uma sala na Faculdade de Motricidade Humana (Cruz Quebrada), a que foi dado o nome de K. Kobayashi, bem como na inauguração de uma placa com o seu nome dado a uma Rua da Amadora;

- Foi parceiro ativo da Federação Portuguesa de Judo na realização da Taça Internacional K. Kobayashi, que envolveu judokas de craveira internacional e mereceu transmissão televisiva;

- Recebeu a visita no Parque da Liberdade, Sintra, de uma delegação da Cidade de Omura e de estudantes daquela cidade geminada com Sintra, a quem descreveu os projetos para homenagear a figura de K. Kobayashi.

- Participou com uma demonstração de Judo nos Encontros Culturais com as 12 cidades estrangeiras geminadas com Sintra (Omura).

São muito Bem-Vindas todas as empresas/entidades que queiram juntar-se a nós e colaborar neste Projeto. TM: 917 294 661. Arigato.