Nota Biográfica

Paulo Jorge Tecedeiro Ramos, nasceu em Évora em 1979. Em 2007 licenciou-se em Química aplicada, ramo de Biotecnologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, havendo finalizado o seu Mestrado em Biotecnologia aplicado à Enologia no ano seguinte pela mesma instituição. Seguidamente, em 2008 co-fundou a empresa 1756 - The Portuguese Wine Company, empresa exportadora de vinhos para a Ásia.

Em 2011 obteve o nível avançado de formação técnica internacional ao nível de comércio internacional e comunicação de vinhos pela Wines and Spirit Education Trust (WSET) e em 2013 participou no Executive Training Programme, no qual obteve uma formação para executivos (semelhante a MBA) dado em conjunto pela Universidade de Londres (SOAS) e pela Waseda University, Japão, tendo vivido em Tóquio durante o ano de 2014, no qual foi completada a formação.

Desde 2014 é também “Adjunt Lecturer” na, Shenyang Pharmaceutical University, acerca de marketing e negócio global de vinhos.

No momento presente, para além de CEO da 1756 - The Portuguese Wine Company, atualmente com uma sucursal no Japão, exerce o cargo de  presidente da direcção da Câmara do Comércio e Industria Luso-Japonesa, desde Outubro de 2016.

Mensagem do Presidente

Caros Associados,

É com enorme prazer e grande honra que me dirijo a todos, pela primeira vez, como Presidente da nossa Câmara.

Foi com um grande sentido de responsabilidade que aceitei presidir à Direção, na Assembleia Geral de maio de 2017 e abraçar este novo desafio, em conjunto com a restante equipa que foi reconduzida da anterior Direção.

Gostaria de em primeiro lugar, deixar palavras de agradecimento ao Drº Fernando Bessa, presidente durante quase dois mandatos, por todo o empenho e dedicação que colocou e ainda coloca, ao serviço da CCILJ.

Em segundo lugar, reafirmar a vontade de toda a Direção em continuar a acrescentar valor a esta Associação. Para que este objetivo seja alcançado, é necessário continuar o trabalho de fortalecimento e consolidação, que tem vindo a ser realizado ao longo destes 46 anos de existência da CCILJ.

Assim, continuaremos a apostar em iniciativas que contribuam para aumentar o prestigio da CCILJ, junto dos nossos associados e parceiros.

A nossa estratégia assenta no apoio às empresas e entidades portuguesas que se pretendam instalar no mercado Japonês ou trabalhar com parceiros Japoneses e no apoio às empresas Japonesas instaladas ou que se pretendam instalar em Portugal.

Tendo como Missão principal, facilitar e incrementar as relações comerciais, entre Portugal e o Japão, trabalharemos em conjunto com os nossos associados, para entrar ou consolidar a sua presença em ambos os países, reunindo recursos, criando redes de contactos e reduzindo custos individuais no processo da sua internacionalização.

A fim de desenvolver um espírito de solidariedade e apoio recíproco entre os dois países, participaremos na organização da Festa do Japão em Portugal e pretendemos dinamizar a realização da primeira edição da festa de Portugal no Japão em 2018.

Planeamos ampliar a nossa participação em eventos e iniciativas para o público geral e continuar a divulgar e a promover eventos de interesse para os nossos associados.

Por último, gostaria de referir, uma vez mais, que estamos totalmente empenhados no fortalecimento da nossa Câmara e que nos propomos trabalhar em conjunto com os nossos associados, respeitar os nossos parceiros institucionais com vista a prestar o melhor serviço e dar o nosso melhor contributo.

Paulo Ramos,
Presidente da Direcção