X
ícone login

Novo Presidente da ccilj 

 

 

Fernando Bessa 006 Low

 

Caros Associados da CCILJ,

 

Após as eleições que tiveram lugar no passado dia 25 de Março, seguidas da tomada de posse da nova Direcção no 3 de Abril, é com regozijo e consideração que me dirijo a todos os Associados da CCILJ pela primeira vez. Retomo, resumidamente, aqueles que são os grandes pilares em que a nova Direcção se pretende alicerçar no sentido de incrementar as relações comerciais e industriais entre Portugal e o Japão.

 

Por uma Câmara Unida e Forte, apoiamo-nos nos 30 anos de história da CCILJ. Evoluiremos sem rupturas com o passado, graças ao conhecimento da equipa de Direcção parcialmente reconduzida da Direcção anterior. Pretendemos tornar a Câmara uma referência de negócios entre Portugal e o Japão, sem, no entanto, esquecer as dimensões sociais e culturais. Fá-lo-emos através de planos credíveis que garantam a sustentabilidade futura da CCILJ.

 

Uma Câmara que beneficie todos os seus Associados e as relações entre os dois países.

 

São três, os pilares em que pretendemos apoiar os nossos grandes objectivos: Crescimento da Câmara, Fortalecimento da Marca CCILJ e Comunicação.

 

Crescimento da marca CCILJ

 

A CCILJ necessita de atingir uma dimensão que possa suportar as suas actividades, através da angariação de novos sócios e do desenvolvimento e criação de novos produtos e serviços que possam interessar os diferentes perfis dos Associados: sócios actuais e futuros, pequenas e grandes empresas, portuguesas e japonesas. Técnicas de gestão e de marketing de serviços apoiarão este crescimento.

 

A utilização dos estudos existentes quer disponibilizados pelos organismos oficiais japoneses e portugueses, quer pela banca, permitirão, activamente, encontrar as áreas de negócio e, subsequentemente, os possíveis parceiros de negócio.

 

As instalações da Câmara são uma mais-valia inquestionável e poderão ser dinamizadas através da utilização do seu espaço pelos sócios em modelo a estudar. Identicamente, estas poderão servir de apoio por período limitado, a empresas japonesas que pretendam instalar-se em Portugal, através dum modelo de office-sharing a desenvolver. É nossa intenção, obviamente, dar continuidade às formações em língua e cultura japonesa e em cursos de cariz profissionalizante.

 

Fortalecimento da marca

 

Com o objectivo de sermos um parceiro credível e uma das referências nas relações económicas entre os dois países, incentivaremos as missões empresariais- nomeadamente de PMEs -, criaremos as Comissões Sectoriais relevantes para o perfil de Associados, de forma a assegurarmos que estamos em sintonia com os seus interesses.

 

Estudaremos o estabelecimento duma plataforma que, no Japão, apoie as actividades da Câmara. Neste contexto, também antevemos acções que divulguem a marca Portugal no mercado japonês, tendo como foco não só as exportações portuguesas como o investimento japonês.

Tornaremos anual o seminário “Como Exportar para o Mercado Japonês” para ele atraindo sócios e não sócios. As possibilidades de networking serão aumentadas através de protocolos com outras Câmaras de Comércio, na realização de conferências e seminários. O potencial de que se reveste a existência das Cidades Geminadas portuguesas e japonesas será uma das alavancas que queremos usar para fomentar as relações culturais e económicas.

 

Assegurar-nos-emos que as actividades da Câmara tenham em consideração os interesses das empresas japonesas residentes, bem como equacionaremos fórmulas para apoiar novos investimentos japoneses em Portugal.

 

Fomentaremos a união e o diálogo com a comunidade japonesa, inclusive antevendo a possível disponibilização das instalações da Câmara para as aulas de japonês, aos sábados, para as crianças da comunidade japonesa. A língua japonesa passará a ter uma maior presença na CCILJ também através da integração de um estudante japonês na equipa da Câmara.

 

Comunicação

 

Desenvolveremos uma dinâmica integrada de comunicação, através da utilização de diversos meios, nomeadamente plataformas digitais, promovendo a partilha de informação e networking entre os Associados e outros parceiros.

 

Em resumo, com o máximo respeito por todos os interlocutores, nomeadamente os institucionais, e com uma equipa coesa propomo-nos fazer um trabalho estruturado, empenhado e credível, ouvindo os nossos Associados portugueses e japoneses, com eles e por eles trabalhando por uma Câmara Unida e Forte.

 

Fernando Pinto Bessa

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Japonesa

 

 

 

Missão Empresarial ao Japão - Novembro 2017

A CCILJ está a organizar uma Missão Empresarial ao Japão, nos dias 5 a 10 de Novembro.

Os participantes da Missão podem candidatar-se ao Projecto Conjunto de Internacionalização da CCILJ.

Lançamento do novo Mazda CX-5 em Portugal

2ª geração do best-seller europeu em Portugal: Novo Mazda CX-5 à conquista do topo do segmento SUV

30.Ag-2.Set | 15ª Conferência internacional da European Association for Japanese Studies

De 30 de Agosto a 2 de Setembro, será realizada a 15ª Conferência internacional da European Association for Japanese Studies, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Patrocinadores

Associados Apoiantes